“Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” Hebreus 10.24-25
Esta semana, a última de 2010, motivado por um estudo bíblico que dei em Petrópolis, estive meditando sobre a responsabilidade e o privilégio de congregar com os irmãos em Cristo.
Fiz um balanço da minha vida nesta área e percebi a poderosa mão de Deus sobre mim. Pensando na comunhão do primeiro dia da semana, dia que nos reunimos com o propósito de partir o pão, percebi ainda mais Deus agindo na minha vida, e de cinco anos pra cá, também na da minha esposa. Desde quando me converti ao Senhor, assumi o compromisso de não deixar de congregar e Deus tem agido poderosamente para que isso seja possível. A única exceção em que não congreguei com os irmãos foi logo no começo da minha caminhada na fé, na semana que eu estava em Fervedouro – MG, evangelizando Carlinhos, Elinete, tio Jaime, tia Nair. Nesta mesma semana o Carlinhos já aceitou o Evangelho e converteu-se ao Senhor, recebendo o batismo em nome de Jesus.
Qual avaliação que faço, então?
Há muitas coisas que não estão sob o nosso controle, e mesmo que nos decidamos não deixar de congregar, é somente Deus quem nos dará as condições para isso acontecer. E não somente o congregar, mas tudo na nossa vida. Dependa de Deus, completamente. Decida buscar o Reino de Deus em primeiro lugar e veja a poderosa mão de Deus trabalhando na sua vida.
Congregar é fonte de consolo, exortação e estímulo (Hb 10.24-25). Dificilmente deixaremos a fé se mantiverrmo-nos sempre congregando com nossos irmãos em Cristo. Nunca deixe de congregar, de manter comunhão com os irmãos. O Senhor Jesus edificou Sua igreja para que esta mantivesse comunhão uns com os outros.
Seja fiel a Deus, pois Ele é Fiel. Mantenha comunhão com os irmãos em Cristo e esteja assim, obedecendo ao Senhor Jesus e sendo edificado por Cristo e pelos irmãos.
Em Cristo,
Fábio Oliveira